sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tudo sobre o Fido Dido

http://www.youtube.com/user/fidodidotvchannel




Sobre a marca fido dido?

eu comprei uma calça da fido dido,e queria saber se essa marca é boa,se ela é conhecida,porque eu achei o preço dela mto caro,mais gostei muito dela.obrigada

Melhor resposta - Escolhida por votação

O que significa Fido Dido na verdade?
É apenas um personagem das histórias em quadrinhos, criado por Joanna Ferrone e Sue Rose nos anos 80 e foi licenciado para a PepsiCo por volta de 1988, sendo utilizado até na publicidade do refrigerante 7up.

Apesar dos 25 anos de existência, o personagem Fido Dido hoje se mantém jovial e atualmente é logomarca do vestuário jovem, graças a sua imagem descolada e de liberdade.

a muito tempo essa personagem virou a marca.
alguns fazem julgamento quanto ao nome e dizem ser de origem anti cristã:
Uma deturpação e vulgarização da imagem do homem como filho de Deus. Representado pela figura de um ser humano com os cabelos arrepiados, olhar de espanto, fisionomia de terror; um estado de loucura, de muito louco. Muito usado em camisetas. Vez por outra se ouve gritos histéricos de jovens em determinados programas televisivos ou em outros eventos: “tô possuído”, “tô possuído”; “tô muito louco”, ao mesmo tempo em que as pessoas balançam o corpo de forma desengonçada como se estivessem tresloucadas ou possuídas.

mas, acredito que seja pura religiosidade.


ah.. sim as peças dessa marca são de boa qualidade e bem reconhecidas.

:0
100% 2 Votos

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

Outras Respostas (3)

  • nossa nem sabia que ainda existia essa marca.

    Fido dido ou como alguns dizem "filho do diabo".

    Quando eu era criança tinha muito essa marca e era muito fmz quem tinha.

    Mais ai as mães não deixava mais usar porque falam que essa marca era de uma pessoa que fez um pacto com o dia e colocou a maca como fido dido sendo filho do diabo, mais de um modo não claro para que as pessoas não soubessem.
    0% 0 Votos
  • é uma marca boa sim e é bem famosa. e de qualidade, faz produtos bem diversificados. blz!
    0% 0 Votos
  • eh muito boa e bem na moda

    Fonte(s):

    eu respondi





2) Fido Dido

Possível pacto:

Fido Dido significa, num dialeto francês antigo, algo equivalente a “filho do diabo”. Alguns sites alegam que o guri que estampa as camisetas da moçada seria uma imagem do movimento nova era e significaria o desleixo e a irresponsabilidade da juventude dos últimos tempos.

Refutação:

Fido Dido (pronuncia-se Faido Daido) é um personagem gráfico alto, magricela e com fios de cabelo espetados, trajando tênis, bermuda e camiseta que traduz o jeito excêntrico e descompromissado dos adolescentes. Foi criado em 1985, num guardanapo de bar em Nova York e é uma licença americana que representaria um jovem consumidor.

O primeiro nome viria do latim fidelis (fiel), e Dido foi uma rainha de Cartago, cidade rival de Roma antiga que tinha espírito jovem e alegre.

Fido Dido já foi usado para apoiar campanhas de grandes marcas de consumo, como fez a então Pepsi-Cola Brasil, em 1992, ao relançar no país o refrigerante sabor limão Seven Up, seguindo estratégia global. A empresa esperava conquistar 15% do mercado total de refrigerantes no Brasil em um ano com o apoio do personagem mas não funcionou (será que o tal pacto com o “filho do diabo” falhou?).

Afirmam que Fido Dido é uma expressão de um dialeto francês antigo, equivalente a “filho do diabo” só que ninguém conhecido (e respeitável) assina ou abona essa informação. Além disso, ninguém respeitável conhece o tal dialeto (?!) francês, até porque a língua francesa superou há séculos seus dialetos. Portanto, não precisa queimar e nem deixar de comprar suas roupas onde tem o tal mancebo estampado (a não ser que seja pirata, ok?!), pois trata-se de mais um boato entre tantos nos arraias evangélicos.




Você já ouviu algum cristão dizer que os crentes devem rejeitar o personagem Fido Dido e todas as marcas relacionadas a ele? Eu já, e logo considerei que a declaração de que Fido Dido era o mesmo que "filho do diabo", e que o dono da marca era uma pessoa satanista, seriam mais uma daquelas ondas de lendas urbanas encontrada em uma parte do meio evangélico . Invenção de fanáticos, pessoas compulsivas em procurar mensagens subliminares em tudo. Então, deixei o assunto de lado até hoje, quando a pergunta voltou à baila e fiz uma pesquisa na Internet.

Descobri que o personagem Fido Dido foi criado por Joanna Ferrone e Sue Rose em um guardanapo de papel num bar de Nova York em uma noite de 1985. Elas usaram apenas 15 linhas para criar a face inconfundível daquele rosto numa forma triangular invertida, com pontos no lugar de olhos e do nariz e cabelos arrepiados no topo da cabeça. Deram-lhe personalidade descontraída. A criação visava atingir os consumidores de histórias em quadrinhos, e demorou para cair na graça de todo o mundo. Começou a fazer sucesso apenas nos anos 90.

A filosofia de Fido Dido inspirou o "credo de Fido", um manifesto composto por 37 palavras contendo princípios orientadores, que contém a essência do personagem: Fido é pró fido; Fido não é contra ninguém; Fido é juventude; Fido não tem idade. Fido vê tudo; Fido não julga nada; Fido é inocente; Fido é poderoso; Fido vem do passado; Fido é futuro.

Em minha pesquisa, ainda constatei que tanto Fido quanto Dido são nomes próprios. Dido tem origem no latim, significa fiel. Já o nome Dido pertenceu a uma rainha de Cartago, que ficou conhecida por ser muito alegre, brincalhona e guerreira.

Fido é o sobrenome de uma personagem da série Harry Porter. Também existe uma cantora secular britânica que se identifica como Dido, inspirada na rainha de Cartago.

Cartago foi uma cidade poderosa entre os séculos V e III a.C., destruída em 146 a.C., situava-se na costa da Africa do Norte, na península onde hoje está a cidade de Tunis. Nela, adorava-se Baal Hammon, deus fenício, identificado pelos gregos como Cronos e pelos romanos como Saturno. Baal significa "senhor", entretanto, o significado de Hammon é incerto, sendo possível sua origem no Amón (ou Ammón – o oculto), símbolo do poder criador e "Pai de todos os ventos", na mitologia egípcia. Em seu nome se faziam sacrifícios humanos, "Moloc", como oferenda religiosa. Durante algum tempo associou-se controvérsia a este respeito: os restos humanos encontrados no tofet de Cartago haviam sido atribuídos a restos procedentes de crianças mortas por causas naturais ou a produtos de abortos humanos, ainda que a abundância de restos, a idade da morte das crianças, assim como a presença de restos animais que se supõe eram sacrificados em substituição de algumas crianças, provavelmente filhos de famílias poderosas, praticamente descarta a primeira idéia.

Fido Dido foi marca licenciada para servir de garoto-propaganda da Pepsico, refrigerante 7UP, mas logo foi substituído. Hoje, se transformou na marca de jeans, grife voltada aos consumidores jovens, feminino e masculino.

Fido Dido demonstra alegria e ao mesmo tempo parece desengonçado, não tem o biotipo de galã, não é bonito, não lembra o herói dos filmes de cinema. Tem cabelos arrepiados, não tem força física, mas ao mesmo tempo seu pulsar é forte, passa alegria de viver e sabe celebrar a liberdade. A garotada se identifica. Vê nele um ideal, um elo à questão existencial em que vive, pois a juventude procura autoafirmação enquanto cresce cheia de anseios, com mudanças no corpo e espinha no rosto.

Talvez seja por este perfil que Fido Dido seja um personagem tão querido. Ele cumpre bem o papel de companheiro do jovem complexado, mostra que há dignidade nas faixas etárias infanto-juvenil e adolescente.

E.A.G.

Fonte: Forum Et Petits Annonces, Absolute Astronomy, Wikipedia (versão inglês), Portal de Curiosidades.

31 comentários:

Anônimo disse...

ola amigo, ELIZEU GOMES,gostei de sua pesquiza sobre, FIDO DIDO.parabens por sua dedicão em nos esclarecer,mais um boato evangelico,pois neste exato momento acabo de ser interpelado sobre essa grife. Foi mui esclarecedor a sua pesquiza.Que o ESPIRITO SANTO DE DEUS continui usando vc com sabedoria e inteligencia. Um abraço. Pr. amarildo ferreira.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor Amarildo

Obrigado por sua visita. O intuíto que eu tenho ao blogar é colaborar. ser parte ativa que pela graça de Deus faz o Reino de Deus crescer.

Depoimentos como o seu muito me algregam, pois tomo conhecimento de que os temas que eu abordo vão de encontro com as necessidades.

Abraço.

ageu de jesus serra disse...

obrigado elizeu gomes por sua inteligência esclarecedora. realmente surjem muitos boatos, por meio dos quais acabamos sendo levados por eles. agora elizeu vc só precisa ter noção de português. vc falou ao pr.antônio que os "temas que vc aborda vão de encontro as necessidades". o certo seria "ao encntro de", e não de encontro as necessidades". certo?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ageu

Obrigado por sua visita e observação, são pertinentes.

Respondendo a você, digo-lhe que de maneira alguma eu desejo me comunicar com erudição. Falo e escrevo assim, informalmente.

A minha idéia ao escrever "vão de encontro as necessidades", era exatamente o que desejava dizer ao pastor. Meus artigos são criados para impactar e colidir com erros e desses impactos gerar novas formas de pensar e ver a realidade. Faço confrontos apologéticos.

"Ir ao encontro" é apenas acompanhar... Não é possível fazer defesa da fé com meros acompanhamentos de fatos.

Entendido?

Abraço.

Emerson disse...

Bom dia.

Bom, aconselho quando for feita uma pesquisa, deixar os links das fontes para consulta dos visitantes.

Fui atrás de pesquisas também. Mas, só afirmações em base alguma.

Alguns dizem que fido vem do latim = fiel, e outros que fido dido vem de um dialeto francês antigo. Que dialeto é esse? Onde se pode comprovar isso?

Sobre a criadora Joanna Ferrone ser satanista, de onde foi tirado isso?

Falta mais base concreta para afirmações tão sérias como essas.

Só o que achei estranho na criação do nome do personagem segundo a autora, é que o nome surgiu de repente na mente dela.

pax

Eliseu Antonio Gomes disse...

Emerson

Eu não afirmei nada. Tirei como base de referência para começar a perquisa o que tenho ouvido dizer sobre Fido Dido e as criadoras.

O mergulho maior que eu dei foi o site Wikipédia em inglês, usei diversas páginas.

Também usei outros sites em inglês e francês. Como existe uma repetição da mesma informação, sem saber quem trouxe-a primeiro, optei por não relacionar todos aqui.

Abraço.

lilian disse...

A essa hora da noite e eu pesquisando sobre fido dido,meu marido nem quer usar mais o casaco que dei pra ele, por cauasa de uma conheicida e evangélica dizendo que fido dido,significava filho do diabo,bem graças a deus achei esse site maravilhoso,e descobri que nada daquilo era verdade,agora ele até pode usar sem temer,abrçs.

m a g n o n disse...

Caro Ageu de Jesus Serra,

Antes de reparar sintaxe e morfologia do português alheio, atenta-te ao teu.

Surgem se escreve com "g"! Preze pelo emprego das letras maiúsculas quando obrigatório, tenho certeza que você é capaz.

Suas construções estão repletas de erros, tanto de pontuação quanto de sintaxe. Se fosse uma redação, levaria nota negativa!

Vamos olhar para o próprio umbigo antes de apontar os erros dos irmãos, ainda mais com esse tom "precisa ter noção de português". Você escreve como uma criança que nem completou o ensino fundamental.

Você foi muito infeliz na sua consideração. Parabéns pela sua humildade, Eliseu, esse não merecia nem resposta.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Lilian

Obrigado por sua visita. E, obrigado por me permitir saber que o artigo foi elucidativo em seu lar.

Acho importante ter em mente o seguinte: nem tudo que é extrabíblico é antibíblico.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" - Filipenses 4.8.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Magnon

Li você e lembrei de uma visão... Não, não é da esfera espiritual. Mas existe uma boa filosofia nela.

Mostra-se um copo com água até pela metade. Aí pergunta-se o que é visto e pede-se que seja feita uma descrição da visualização.

Uns dizem: vejo um copo meio cheio, outros, dizem, vejo um copo meio vazio.

Sempre temos mais de uma perspectiva sobre tudo. Algumas pessoas são otimistas e outras pessimistas.

As otimistas não são menos realistas, elas sabem ver o lado bom em tudo. Os pessimistas até podem ser realistas, mas têm dificuldades maiores do que todos para encontrar saídas viáveis aos problemas e perdem muitas oportunidades boas na vida.

Tomo cuidado para que meu raciocínio lógico não fique preso ao condicionamento que me faça enxergar só o lado negativo em tudo.

Obrigado por visitar este blog e tomar partido em meu favor, amigo.

Deus te abençoe.

Fatima disse...

Não é só os cristãos que dizem que o fido dido é "filho do Diabo " !
Outras religiões tbm ...dizem..
mas foi muito bacana saber o verdadeiro significado de fido dido!

Fathynha Reis *_*

Eliseu Antonio Gomes disse...

Fátima

Obrigado pela visita e informação.

Abraço fraternal.

Priscilla disse...

Eu concordo com as sua esplicação sobre a frase Fido Dido. Mas nem sempre o que parece , é;
EX;Para nós umanos,um despacho com galinha dentro de um prato numa encruzilhada, é somente uma galinha dentro de um prato. Mas o mundo espiritual é diferente. Aquilo no mundo espitual quer dizer muita coisa. Ou seja; Fido Dido, pode não ter significado para nós humanos, mas se no mundo espiritual quer dizer algo de ruim, prefiro não usar. Se te derem um prato de comida , disserem que ele foi entregue a uma entidade, vc comeria? Porq a primeira vista , é somente um prato de comida.

Priscilla disse...

Eliseu, vc é um rapaz muito inteligente. Deus te deu essa inteligencia para ser usada de forma sábia. satanás tem tentado te destrair , fazendo vc se preocupar com bobeiras , que não vão salvar a vida de ninguém. Se deixe ser usado da forma que Deus quer te usar. Falando sobre a verdadeira verdade, que é a palavra dele. Não ha mais tempo para andarmos destraídos. Jesus está voutando e almas estão ficando... Vamos fazer aquilo que Deus verdadeiramente nos mandou fazer. Que é, pregar o evangélio , e ganhar almas para o Reino de Deus. Fica com Deus!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezada Priscilla.

Primeiramente, agradeço por sua vinda ao meu blog, pelos elogio, conselho e parecer.

Vou respondê-la com a Bíblia Sagrada. Romanos 14:

“Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.
Não seja, pois, vituperado o vosso bem.
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.
Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.
É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar {ou se ofender ou se enfraquecer}.
A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado”
.
Poderemos trocar “comida” por Fido Dido e o verbo comer por vestir a grife. Siga a sua caminhada cristã de acordo com a sua fé. Recomendo que leia a carta aos Romanos, todo o capítulo 14 e o 15, até o versículo até o versículo 13.
Obrigado por participar deste debate.
Abraço.

Priscilla disse...

Eliseu
A palavra de Deus diz: "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" diz também; não comerás nada oferecido a ídolos"
Se vc acha lícito sair por ai comendo e usando coisas oferecido a demônios, quem sou eu para te dizer que não.
fi com Deus.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Priscilla

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA" - 1ª Coríntios 6.12.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS EDIFICAM" - 1ª Coríntios 10.23.


O texto da carta de Paulo aos crentes Romanos, capítulo 14, é muito profundo. E também é importante a referência, sobre as coisas licítas, que trouxe-nos.

Pontuei as duas passagens bíblicas , digitando em maiúsculas o que pretendo comentar. Nos dois versículos, podemos notar que o apóstolo Paulo observa que é importante não se deixar prender às coisas lícitas e entre elas priorizar apenas o que for lícito e ao mesmo tempo edificante.

É isso o que eu faço, que todos nós devemos fazer. O meu viver é assim, procuro o que me edifica e que também possa edificar o próximo.

No caso das carnes sacrificadas e da grife Fido Dido, penso que não deve ser uma prioridade para nenhum cristão, apesar de entender que nestes casos há o fator da decisão individual aliado às questões da consciência e da fé (Romanos 14.22-23).

Priscilla, suas participações têm enriquecido este artigo. Obrigado!

Abraço.

PRISCILLA disse...

1 coríntos 4:4 (porque embora, em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o senhor) Apalavra de Deus diz assim tbm "Não confie o sábio na sua própria sabedoria" Muitos cristãos tem levado ao pé da letra, (ROMANOS 14: 22-23). Deus diz que esses não entraram no reino e nem deixarar ninguém entrar. Porcausa do seu mau testemunho. E naquele dia , dirá; SENHOR! SENHOR! e Ele dirá ; Apar-te de mim, pois eu não vos comheço.
rsrsrsrs!!!
De FIDO DIDO, ja estamos em outro assunto.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Priscilla

Daqui para frente, com esta lista de versículos, teríamos que entrar na questão da hermenêutica, falar sobre a constextualização de versículos bíblicos. Sairíamos do tema,Fido Dido.

Abraço.

jovens do MuNdO... disse...

Flrm pra minha mãêe qi blusa da FID DIDO qii ela comprou era do demõ'AFFZ
fui pesquisar,pq agr td é a fvr dele náh,hello-kit,olodum(etc...
e acheii essa pesquisa velhõo nd hvr,filho do diabo cm juventude fielsgnificado limdo o verdadeiro,parabéns pela pesquisa beegs&qeejos

Garibaldi.'. disse...

Isso para mim é uma besteira,esses pastores querem é fazer uma lavagem cerebral nesses pobres coitados para tirar dinheiro dos mesmos,e ainda usam o nome de Deus para isso.
Que vergonha!!!!!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Garibaldi.

Sua opinião é respeitada por mim, e igualmente respeito a fé das pessoas que pensam diferente de você.

Preciso esclarecer que considero sua opinião ("lavagem cerebral" / "pobres coitados") preconceituosa sobre a cristandade.

Abraço.

Anônimo disse...

é sempre bom ajudar os irmãos neste sentido fico triste por ver pessoas se quer nem conhecem o Evangelho de Cristo quer da informação como se conhecesse e muita ignorância, parabéns Elizeu é como diz em Oseias cap 4 1-2 1 Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
2 Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios.
é isso ai seja um Atalaia.

Juciney disse...

Oi Eliseu...
Paz!!
Sou Evangélico, Diácono da Assembléia de Deus Ministério de Madureira, Campo de Gurupi - TO.
Sou representante aqui em Tocantins da CATIVA TÊXTIL, empresa que fabrica camisetas, blusas, jaquetas etc... da marca FIDO DIDO, aqui no Brasil. (www.cativa.com.br)
Bem, digo a todos que se ainda há alguma resistência à marca seria por causa da pronúncia, ou seja, quem lê "FIDO" e diz "FIDO" está pronunciando errado, mas, quem pronuncia "FÁIDO" está correto. E, "DIDO" se fala "DIDO", mesmo, como está escrito. Sou Cristão e posso afirmar que não tem nada a ver com mensagem subliminar, nem tampouco, significa "Filho do Diabo".
Todas as peças vendidas vem com o significado da marca impresso claramente nas embalagens, o que facilita na percepção e entendimento do que ainda se comenta sobre a marca de renome FIDO DIDO.
Como representante dos produtos FIDO DIDO, cuido para que os vendedores balconistas das lojas também pronunciem corretamente, para que os consumidores possam adquirir sem medo os produtos FIDO DIDO, que seguem um alto padrão de qualidade não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo.

Grande abraço a todos!

Paz!!

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Elizeu Gomes,

Parabéns pela sua pesquisa e muito obrigado por nos ajudar com tais informações.

Isso demonstra o seu interesse por informações fidedignas e sua disposição em pagar o preço, investindo seu precioso tempo nessas pesquisas.
Deus te abençoe!
Saúde & Paz!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr. Carlos

Obrigado por este parecer. Gosto bastante de ssuas opiniões, mesmo que porventura seja posição não favorável. Eu o respeito muito.

Abraço.

Anônimo disse...

FIDO DIDO= filho do diabo. blz!
se um nordestino, por exemplo, um Paraibano, criar uma marca de qualquer coisa que se chame, "Fi da Peste". Ele seria um satanista e sua marca uma mensagem sublinear para tomar as mentes das pessoas? creio que não! "fi (filho) da peste" é uma expressão comum em grande parte do nordeste. Devemos analisar melhor os costumes da região de onde se originou a expressão Fido Dido e depois afirmar se a coisa é do "cão" ou não.
Abrç a todos.

Anônimo disse...

alguns evangelicos me falaram que fido dido siguifica filho do diabo pois eu estava usando uma camisa da fido dido entao eu fiquei com algumas duvidas mas resolvi pesquisar e teve certeza do siguinificado fido dido.que Deus te abençoe.

Fabiano disse...

a paz do Senhor,eu tenho uma blusa da fido dido e ja tava pensando em jogar ela fora ou mandar p/ uma costureira p/ retirar o nome + depois de visitar seu blogger fiquei mais tranquilo deus te abençoe

Anônimo disse...

BOM DIA, AMIGO ESTOU ELABORANDO A MARCA DA MINHA EMPRESA E COINCIDENTEMENTE TEREI ALGO RELACIONADO COM A IMPRESSÃO DO OLHO DE HORUS, BUSQUEI INFORMAÇÕES NA NET E VI QUE DIZEM COISAS BOAS E INTERESSANTE TOTALMENTE CONTRARIA DA VISÃO CRISTÃ EVANGELICA, POR GENTILEZA ESCLAREÇA-ME ESSA QUESTÃO, O OLHO DE HORUS É SATANICO, OU É APENAS O QUE SE DIZ NAS FONTES?? GRATO AGUARDO.. SJDJ06@HOTMAIL.COM

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amigo anônimo.

Os cristãos evangélicos, em sua grande maioria, não consideram seriamente as informações que você encontrou na Internet sobre Horus.

Se perguntasse a minha opinião, responderia que são apenas superstições.

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário