sábado, 22 de outubro de 2011

Trabalho

1. REVISÃO DE MERCADO

Análise Situacional

Macro ambiente

Fatores Econômicos:

Segundo o banco Goldman Sachs, a projeção para o crescimento do PIB brasileiro em 2011 é de 3,5% e em 2012 de 3,3%. Sendo que para a economia mundial em 2012 é de 3,5%.

Segundo o levantamento do IBGE, 12,5% da população brasileira é evangélica pentecostal e doa em média 2,26% da renda familiar para o dízimo. E os evangélicos tradicionais contribuem com 1,48% da renda familiar para o dízimo, sendo 5,4% da população.

A Igreja Católica ainda é maioria correspondendo a 73,8% da população e ganhando em média R$2.023,00.

Fatores Sócio-Demográficos e Culturais:

Em agosto de 2011 a população do Brasil alcançou 192 milhões de habitantes, estima-se que os evangélicos de todos os credos no Brasil, incluindo aqueles que não estão congregando, são por volta de 40,3 milhões de crentes ou 21%. Observando a representação dos evangélicos em cada estado brasileiro, constata-se que o Acre possui a maior proporção de evangélicos do País, com 36,64%; em segundo lugar fica Roraima, com 30,88%, seguido do Espírito Santo, com 30,18% de evangélicos. Já o Estado com a menor proporção é o Piauí, com apenas 8,20% de evangélicos.

No período de 2003 a 2009, o crescimento de pessoas entre 10 e 19 anos nas igrejas foi de 17,72% para 21,59%. Mas são as mulheres as que mais frequentam os cultos religiosos. Considerando todas as religiões do país, há 57% de mulheres contra 44% de homens.

SEPAL fez a projeção da população evangélica para 109,3 milhões para 2020. A projeção diz que em 2020, 50% da população brasileira será de evangélicos. A projeção baseia-se na taxa de crescimento obtida entre os anos de 1990 e 2000 e na premissa de que a taxa de crescimento dessa religião continue a mesma dos últimos 40 anos. Sendo assim, haverá um crescimento da classe média no país.

De acordo com uma pesquisa quantitativa realizada com 530 pessoas na Expocristã, 58% dos freqüentadores tem cartão de credito, 79% pretendem gastar seus rendimentos nos próximos seis meses com roupa esporte e 68% com roupa social.

No âmbito dessas igrejas é estimulado o consumo de produtos específicos, o que orienta uma parcela da renda dos seguidores, limitada pelo seu perfil econômico, para o consumo de CDs e DVDs gospel, shows e outros eventos patrocinados pela igreja, além da literatura específica doutrinária. Esta é apenas uma parte dos fatores motivadores da alteração dos hábitos de consumo deste segmento. A igreja influencia no perfil de consumo desse consumidor.

Liderança + ambiente social + mensagem = comportamento de consumo dos fiéis.

O comportamento do consumidor cristão está ficando cada vez mais exigente e buscando marcas de qualidade. “As empresas estão descobrindo o potencial de se investir no segmento cristão. È um segmento fiel, ávido por bons produtos.”

Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos:

Foi observado que as condições legais, políticas e tecnológicas tinham pouco impacto sobre o tipo de negócio.

Micro ambiente

Cativa

Cativa Têxtil ind. E Com. Ldta. Situada na cidade de Pomerode, desde 1988.

Pomerode tem pouco mais de 20 mil habitantes e preserva até hoje a cultura germânica na sociedade e na paisagem.

O sistema de vendas da Cativa conta atualmente com estrutura interna equipada.

Com sistema on-line, que permite conexão em tempo real com a equipe de venda, que atualmente somam 80 representantes, e também com os clientes, onde a consulta da posição de pedidos , sistema de cobrança e entrega estão interligados, com acesso via internet e DDG (Discagem Direta Gratuita).

Administração de Vendas

A administração de vendas é realizada através de sistema interligado on-line. Em tempo real, representantes atuantes em todos os Estados brasileiros, realizam a manutenção de seus pedidos.

Fido Dido

Fido – do latin Fidelis (FIEL)

Dido – rainha de Cartago, cidade que tinha espírito jovem e alegre. Fido Dido , pronuncia-se Faido Daido.

É um personagem gráfico alto, magricela e com fios de cabelo espetados, trajando tênis, bermuda e camiseta que traduz o jeito excêntrico e descompromissado dos adolescentes.

Foi criado em 1985, num guardanapo de bar em Nova York e é uma licença americana que representaria um jovem consumidor.
Fido Dido já foi usado para apoiar campanhas de grandes marcas de consumo, como fez a então Pepsi-Cola Brasil, em 1992, ao relançar no país o refrigerante sabor limão Seven Up, seguindo estratégia global. A empresa esperava conquistar 15% do mercado total de refrigerantes no Brasil em um ano com o apoio do personagem, mas não funcionou (será que o tal pacto com o "filho do diabo" falhou?).

Como a marca Fido Dido é vista?

Uma deturpação e vulgarização da imagem do homem como filho de Deus. Representado pela figura de um ser humano com os cabelos arrepiados, olhar de espanto, fisionomia de terror; um estado de loucura, de muito louco. Muito usado em camisetas. Vez por outra ouvimos gritos histéricos de jovens em determinados programas televisivos ou em outros eventos: “tô possuído”, “tô possuído”; “tô muito louco”, ao mesmo tempo em que as pessoas balançam o corpo de forma desengonçada como se estivessem tresloucadas ou possuídas.

Possível pacto: Fido Dido significa, num dialeto francês antigo, algo equivalente a "filho do diabo". Alguns sites alegam que o guri que estampa as camisetas da moçada seria uma imagem do movimento nova era e significaria o desleixo e a irresponsabilidade da juventude dos últimos tempos.
Afirmam que Fido Dido é uma expressão de um dialeto francês antigo, equivalente a "filho do diabo" só que ninguém conhecido (e respeitável) assina ou abona essa informação. Além disso, ninguém respeitável conhece o tal dialeto francês, até porque a língua francesa superou há séculos seus dialetos. Portanto, não precisa queimar e nem deixar de comprar suas roupas onde tem o tal mancebo estampado , pois trata-se de mais um boato entre tantos nos arraias evangélicos.

Consumidor

O personagem da marca é um menino urbano, com estilo street wear. O público é classes C e D. O personagem é utilizado nas linhas infantil e juvenil, pois faz leitura com o mesmo.

Adultos são menos preconceituosos do que a mãe compra para os filhos. Lojistas também têm dificuldade de aceitar o produto. Vantagem competitiva: ótimo preço, qualidade superior percebida pra este publico, tem uma história na moda.

Concorrência

Confecção do estilo urbano (Classes C e D). Drop Dead Clothing, Colcci

2. DIAGNÓSTICO

Oportunidades

Ameaças

Aumento do publico jovem consumidor

Crescimento da religião (Evangélicos)

O crescimento de evangélicos nas áreas de interesse da marca ainda não são significantes

Surgimento de novas marcas para o público evangélico

Forças

Fraquezas

Grande abrangência de público

Marca desatualizada

Marca com história de moda

Nome com imagem prejudicada

Pouco investimento em ferramentas de comunicação

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